Primeiro Post escrito em 2011 no meio de uma viagem a trabalho. Esse primeiro post vem conflitar diretamente com visões de diversos amigos desenvolvedores, dizemos sempre que um bom desenvolvedor não usa o mouse quando esta trabalhando. Pois bem esse post é focado em desenvolver um CRUD do inicio ao fim, sem escrever nenhuma linha de código, ou seja, um desenvolvimento usando assistentes do Visual Studio 2010 do inicio ao fim, chega de blablabla e mãos a massa:

1º Abra seu visual studio e crie um projeto Silverlight:

Neste nosso exemplo usaremos o Entity Framework 4, então com nosso projeto criado você verá que nossa solution se divide em dois projetos: Um Silverlight e outro Web.

No projeto Web localize uma pasta nomeada como Models, clique com o botão direito do mouse sobre ela e adicione um novo item:

2º Na janale Add new item selecione o grupo “Data” localize ADO.NET Entity Data Model:

Com o assistente do EF4 aberto, selecione a opção “Generate from database”, isso significa que nosso acesso usando o EF4 será feito sobre uma base já existente, nesse exemplo em especifico irei usar a base NorthWind como pode ser visto na imagem abaixo:

Clique em Next neste assistente, na próxima tela selecionaremos a tabela especifica que iremos trabalhar neste nosso exemplo:

Até aqui nenhum mistério, iremos trabalhar somente coma tabela Products da bas NorthWind, clique em Finish para continuar com nosso exemplo.

Diversas coisas ocorreram agora em se projeto, como diz o nosso DevMaster Hadad, o indiano trabaçha lá dentro do Visual Studio para você como podemos comprovar na figura abaixo:

Dentre elas podemos comprovar que muitas referencias foram incluídas sem que tenhamos movidos nenhuma unha para isso, até aqui agradeça ao indiano. Continuando com nosso exemplo feche a janela edmx de Products aberta. Logo após tê-la fechado dê um rebuild em toda a sua solução, a função desse rebuild é para tornar visível ao WCF RIA Service o nosso Product.

Continuando com nosso exemplo, ainda no projeto web de nossa solução, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Services, adicione um novo item, um Domain Source Class, ele se encontra no grupo web, como pode ser visto na imagem abaixo.

 

 

Clique em adicionar, logo em seguida é aberto o assistente do WCF RIA Service, e olha só se não tivéssemos feito o rebuild a entidade products não estaria sendo exibida como podemos ver na imagem abaixo.

Habilite a nossa entidade e também habilite a opção de edição, ela nos será muito ultimo no que se diz respeito de CRUD. Continuando com nosso exemplo, comprovamos mais uma vez que o indiano trabalhou bastante para nós, ele novamente inseriu uma tonelada de referencias novamente, como também escreveu algumas classes para nós. Campo preparado então vamos ao jogo. Localize no projeto Silverlight a pasta Views, dentro dela você localizará um arquivo xaml nomeado de Home, o abra. Com nossa Home.xaml no palco continuemos o show com o auxilio do Data Source, se ele não estiver aberto você o encontrará em menu Data -> Show Data Sources.

Até aqui nenhum dificuldade, em data source está visível a nossa entidade Products precedida de uma imagem de data grid, isso é muito bom, arraste e solte no centro da home.xaml e o ajuste, como a imagem abaixo:

Até mesmo para minha RowDefinition não use o mouse, e uma dica, quando posicionar o data grid no espaço definido para ela em seu layout, clique com o botão direiro sobre ela e selecione a a opção Reset Layout -> all, com isso ela preenchera a Row definida para ela por completo. Debug a aplicação, e você verá que o data grid será populado, até agora você digitou alguma coisa? Nem eu, vamos continuar….

 

Voltando a janela Data Soucre, do lado do nome Products é percebido uma seta, clique nela e selecione a opção Details depois arreste e solte products logo abaixo do nosso data grid, feito isso debug e veja que o Detail e preenchido com as informações do nosso data grid. Estamos quase acabando, aquente só mais um pouco.

Em toolbox, selecione o componente button o arraste e solte logo abaixo do nosso details, altere seu nome para Salvar. Nosso layout fica assim agora:

Agora com o botão fazendo parte do nosso layout vamos brincar um pouco com binding, como? Simples, na janela properties localize command e clique em Apply Data Binding, siga a sequencia como pode ser visto nas próximas imagens:

 

 

 

 

Selecionado o Apply Data Binding o Visual Studio continua te assistindo com mais funcionalidades;

Em ElementName localize e selecione productsDomainDataSource;

 

 

 

Em Path localize e selecione SubmitChangesCommand, isso nos faz ter o pode de salvar alterações feitas nos dados que aparecem no nosso detail ora criado, até aqui alguma duvida? Acho que não, debug e testem…

 

 

Com isso concluímos esse nosso post, provando que é possível desenvolver uma solução CRUD com Silverlight mais WCF RIA Service sem digitar nenhuma única linha de código, isso não é PREQUIÇA mais sim PRODUTIVIDADE, aproveitem todo o poder que o Visual Studio 2010 tem a nos oferecer, até o próximo post pessoal.