Olá pessoal, como o título mesmo sugere, esse post foi escrito depois de 24 horas de muito uso do novo Windows. Temos que levar em consideração que sua versão é um developer preview, ou seja, é uma versão “beta” para que nós desenvolvedores possamos nos familiarizar com o novo modelo de desenvolvimento para ambientes Windows 8.

Interatividade

Essa tela nesse últimos dias se tornou muito vista pelo mundo, a janela Start é muito amigavél ao uso. Neu notebook não possue touch screen nem por isso essa janela deixou a desejar, usando tão somente mouse e teclado para interação. A única coisa que senti falta, ou ainda não aprendi a fazer, foi a nomear e ordenar grupos de tiles (isso mesmo que você leu, segue a mesma ideia dos tiles do Windows Phone 7).

A Microsoft dessa vez se superou quando o quesito é RIA, mas no sentido correto da expressão, o Windows 8 traz para o usuário uma rica experiência quando o assunto é interface. Com facilidade configurei minha rede wireless, e até mesmo defini uma senha usando imagem.

Facilidades

Em menos de 20 minutos, estava com meu novo Windows instalado e em menos de 3 horas já estava com meu notebook de volta a sua função principal, worksation. Por padrão o Visual Studio 11 e o Blend 5 já vem instalados, então meu trabalho foi instalar o Visual Studio 2010 (Pode até parecer somente impressão, mas sua instalação foi bem mais rápida do que a feita sobre Windows 7) o Expression Studio Ultimate 4, meu Office Professional 2010, o meu Mensseger Windows Live entre outros. O Zune é que me deu um certo trabalho, por padrão o .Net 3.5 não vem instalado, foi solicitado pelo Zune como pré requisito para sua instalação, menos mal, agora estou ouvindo minhas músicas em paz.

O gerencimanto de redes e devices da rede, como impressoras, foram sem problemas. Minhas definições de segurança e a familiarização com a janela Start foram extremamente rapiada. A janela Start traz consigo muitos recursos, gostei muito do Socialite e sua integração com minha conta no Facebook.

Problemas encontrados

Esse sub título sempre é esperado quando se trata de Microsoft, mas não vamos atirar pedra alguma, pois essa versão é somente um preview. Mesmo assim vou pontuar um a um, pode ser que alguém da Microsoft leia e tome providências😉

Começando pelo Internet Explore que tem na janela Start, muito bonito, muito legal, mas tem dois problemas:

1º O botão salvar não funciona, sério. Se vai baixar alguma coisa usa o IE que se tem no Desktop;

2º Não trave seu Windows ou passe muito tempo sem usar, com a tela em segundo plano, quando você retorna ao IE ele causa um Refresh em todas as abas que estiverem abertas, isso é chato, em especial se a sessão for protegida com senha, você terá que refazer sua autenticação.

 

 

Tenho que tirar o chapéu a Microsoft por nos disponibilizar um cliente Twitter junto com o novo Windows, só que tem alguns problemas:

1º Não carrega sozinho a atualização da minha Time Line, é necessario efetuar refresh ou twittar algo para que a Time Line sejá atualizada;

2º Só por e-mail é que sei se recebi alguma Direction Messagen ou um Replay, caso contrário o Tweet@rama não tem uma coluna com tais informações, só uma dica: tais informações são de suma importância um twitteiro, esses são os que observei até aqui.

 

Não adianta instalar codecs, nada de chorar, mesmo que você tenha 20 GB de arquivos só de filmes – como eu. Como a imagem ao lado mostra mais ou memos o que você encontrará, mensagens e mais mensagens de erros. O Windows 8 traz consigo um erro inaceitavél. A única forma que você tem de assistir a vídeos são os que estão em formato wmv ou, se fizer como eu que instalei o Cyberlikn, assistir direto de um vídeo de DVD.

 

 

 

Uma ótima ideia da Microsoft disponibilizar como app e tile a possibilidade de ver o clima da(s) cidade(s) escolhidas, mas não se pode escolher o padrão do grau a ser exibido, no caso para nós aqui no Brasil usamos o Celsius e não Fahrenheit ou Kelvin ( não sei qual deles é exebido.

O meu Windows travou somente uma vez que tentei fazer inúmeros processos – Gerenciado arquivos, rodado o Visual Studio 11, rodado Visual Studio 2010 e outras coisas – o Windows não aquentou e parou, tive que reiniciar a máquina.

 

 

O que nos espera?!

Para que gosta de tecnologia Microsoft, é que desenvolve em XAML tenho uma grande novidade, a janela Start foi desenvolvida usando essa tecnologia, ou seja, a janela Start é feita sob Metro style app (no próximo post vou demonstrar como criar uma aplicação para essa janela).

Muitos devices foram demonstrados no build windows rodando o novo sistema operacional Microsoft, desde All-in-one até muito tipos diferentes de tablets, deu pra ver que diversos fabricantes de hardware estavam presentes com suas máquinas em harmonia com o Windows 8.

Mas para mim, e muitas outras pessoas, que instalaram o Windows 8 em suas máquinas, como ficará as atualizações? Vamos recebe-las via Windows Update ou teremos que reinstalar sempre um novo build do Sistema Operacional?

São muitas dúvidas, alguns medos, mas a certeza que a Microsoft esta agora no caminho certo, que continue sempre assim.

No próximo post, vamos desenvolver um pouco, até mais J