Já tinha um bom tempo que não escrevia nada para o blog da comunidade, aproveitando que hoje, 29 de fevereiro de 2012, a Microsoft disponibilizou dois grande “Lançamentos”, Windows 8 Consumer Preview, e o Visual Studio 11 Beta.

Vou fazer uma tour focando em especial nas mudanças que existem entre as versões, por tempo disponibilizadas pela Microsoft, Windows 8 Developer Preview vs Windows 8 Consumer Preview.

Começando pela instalação

No site oficial do Windows 8 encontra um download para ser feito de um aplicativo para instalação do seu novo sistema operacional, esse aplicativo é de simples 4,99MB, toda a instalação é feita baixando todos os arquivos necessários da internet, assim como já ocorre com o Web Installer, para que conhece. E logo após o download ele inicia a instalação do seu novo S.O. Fica a dica, ele já zerar o seus programas instalados. Paciência.

 

 

 

 

Aplicativos

E-mail

Ótimo aplicativo, esse cliente de e-mail gerencia contas do Hotmail, lógico, Gmail e Exchange. Não fiz um teste para saber quantas contas em total ele venha a gerenciar, mas as quatro contas que já coloquei foram bem sincronizadas, inclusive a do Office365. E trouxe todas as minhas pastas.

 

 

 

Calendário

Fiquei surpreso com esse aplicativo, simplesmente em uma única agenda tenho todos os meus compromisso e lembretes de todas as minhas agendas online, inclusive os do Hotmail Alert, aqueles que te lembram dos aniversários dos seus contatos, isso me faz lembra que amanha (01 de Março) é o aniversário de Milton Miranda, esqueci não Brother, quero dizer, não tem como não lembrar;)

 

 

People

Para quem já está habituado com o Windows Phone 7, conhece bem o People, nele você encontra todos os seus contatos, suas ultimas atualizações e etc. Não sei bem, mas acredito que ele substitua o Socialize.

 

 

 

Messaging

Pra que MSN? Com o novo Windows 8 você tem um aplicativo de mensageria interessante, ainda não fui a fundo com ele, só conversei com algumas pessoas para testa-lo e só. Não vi nada referente a compartilhamento de arquivo ou video conferencia.

 

 

 

Reader

Uma ótima iniciativa da Microsoft é um leitor nativo de PDF. Isso mesmo, podemos esquecer o Adobe Reader, pelo menos para leitura de arquivos.

 

 

Music

Um player simples, minismalista poderia dizer, mas que faz bem sua função, Reproduzir musicas. No momento da escrita desse post esta relaxando ouvindo algo que me fizesse alcamar, Slipknot.

 

 

 

XBOX Live

Essa é para quem curte game, sua conta dentro do seu windows, com avatar e tudo mais que se tem direito como Marketplace, friends e etc.

 

 

 

SkyDrive

Para quem não lembra a Microsoft, no semestre passado, disponibilizou o suporte ao SkyDrive no Windows Phone 7, pois bem, como a ideia é ter um todos os seus ecossistemas conversando via nuvem, o Windows 8 Consumer Preview tras consigo o suporte ao seu SkyDrive, como o minha conta de usuario do Windows é a do Hotmail, automaticamente o aplicativo logou e me permite gerenciar meus arquivos dispostos neste repositorio baseado em nuvem.

 

 

Store

Esta disponibilizado no Windows 8 Consumer Preview o Store, marketplace para aplicativos destinados ao ambiente Metro Style.

 

 

 

E muito mais

Se eu for ficar aqui descrevendo todos os aplicativos que vem por padrão no Windows 8, este post seria um cado longo, então convido a todos a explorarem o novo Windows 8 Consumer Preview, ainda muitos outros recursos bacanas, aplicativos legais e funcionais e muito mais…

 

E o Visual Studio 11

Sua instalação também é baseada em web, ponto negativo para as pessoas que tenham uma internet lenta, a instalação demorará bastante, existe a possibilidade se baixar uma .ISO, menos mal.

Visual melhorado, hoje podemos optar por ter nossa IDE em duas cores. Sua aparência lembra bastante o template Silverlight Cosmopolitan, bem provavél que seja baseado.

 

 

 

 

Surpresas?

Quando vamos criar um novo projeto, fora os ambientes que já tinhamos (Windows, Web, Silverlight, Cloud e etc.) Temos agora o Windows Metro Style. A surpresa esta no suporte em C++ e JavaScript no desenvolvimento para ambientes Windows Metro Style. Brincadeira, a surpesa mesmo esta em o desenvolvimento para ambientes SharePoint e Office só suportarem a versão 2010 dos mesmo, ficando de lado o suporte ao 2007, como era visto no Visual Studio 2010. O desenvolvimento para Windows Metro Style com C++ e JavaScript já tinha sido anuciado no build windows, e quem baixou o Windows 8 Developer Preview percebeu a presença desses templates.


.Net 4.5

Esse é um tema para um outro post, mas o Visual Studio 11 tem suporte ao desenvolvimento para .Net 4.5, 4.0, 3.5, 3.0 e 2.0. Podem baixar instalar e usar em paz o novo Visual Studio ou VS para os mais intimos.

Conclusão

Um post pequeno só para mostrar a minha primeira impressão sobre o novo Windows e o Visual Studio, ah uma coisa que não posso esquecer, a logo do Windows sumiu de vez do Desktop. Agora ele fica escondido em uma barra com botões no lado direito do monitor, da forma como já ocorria em tablets.

 

 

Até a próxima pessoal!